Campanha De Braços Abertos mobiliza comunidade Vértice em prol dos refugiados

• 19/10/2018

Encabeçada pelos alunos do Clube da Ação Comunitária, iniciativa teve como objetivo a conscientização sobre o tema, considerado uma crise humanitária global

A situação dos refugiados no Brasil foi amplamente discutida na campanha De Braços Abertos, trabalhada no 3º bimestre pelo Clube da Ação Comunitária do Vértice, formado por voluntários do 6º ano à 2ª série do Ensino Médio.  Além de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância desse tema, considerado uma crise humanitária global, a inciativa teve como objetivo a arrecadação de chinelos e sabão em barra para as pessoas atendidas pela instituição Missão Paz: Casa do Migrante.

Da escolha do tema e nome às ações de mobilização, tudo foi criado pelos próprios alunos. Para iniciar a campanha, o grupo produziu uma carta de sensibilização, enviada a todos os funcionários e famílias, na qual contextualizaram a situação dos refugiados que chegam ao nosso país em busca de uma nova vida.

A partir disso, diversas atividades foram conduzidas por eles, como a divulgação de relatos de refugiados em vários espaços do Colégio, criação de um gibi com histórias sobre o tema, divulgação de receitas de pratos típicos e a elaboração de uma lista de restaurantes conduzidos por refugiados, que foram compartilhadas no mural do pátio. Os integrantes do Clube também passaram nas salas de aula convidando os demais alunos a participarem da campanha através de reflexão e também com doações.

Como fechamento, a pales-trante Claudine Shindany Kumbi, refugiada da República Democrática do Congo, compartilhou com os alunos sua história de vida, em uma manhã de muita troca e reflexões. Os participantes também doaram mantimentos para a ONG Casa Esperança, indicada por Claudine.

Mais uma vez, o Clube e a comunidade escolar mobilizaram-se, e colocaram em prática a solidariedade e a ação transformadora. Juntos, podemos fazer a diferença!