Como parte do Projeto “Ixé Curumim”, pátio da Educação Infantil vira “aldeia brincante”

• 07/05/2018

Durante todo o mês de abril, os alunos criaram, descobriram e vivenciaram diversas experiências da cultura indígena

Abril foi bastante dinâmico e especial para o Alfa II. Envolvidos com o Projeto “Ixé Curumim”, os alunos começaram o mês com o desafio de montar um pátio com tema indígena. Motivados, planejaram as atividades, selecionaram o material, montaram brincadeiras e construíram ocas para ambientar o espaço. Assim, uma pequena “aldeia brincante” foi construída.

Para vivenciar um pouco mais dessa cultura, realizamos a Saída Pedagógica à Toca da Raposa. Os alunos tiveram ricas experiências com índios do Xingu, da etnia Kuikuro, participando de danças, brincadeiras, pinturas e até lutas! Descobriram também muitas curiosidades sobre a cultura indígena.

Dando continuidade ao Projeto, os alunos foram desafiados a preparar atividades para o Dia do Índio, envolvendo todas as turmas do Ensino Infantil. A atividade iniciou-se com uma apresentação musical em grande roda, que, assim como na cultura indígena, serviu para dar boas-vindas aos convidados.  As turmas de Pré-Alfa a 1º ano se divertiram então com pescaria, argila, desenho com carvão, piões e materiais como galhos e gravetos, com os quais deram asas à imaginação e criaram diferentes cenários e brincadeiras. Nosso Projeto se estenderá até o final do semestre e, com certeza, muitas aprendizagens e descobertas ainda serão feitas.