Do plantio à mesa: alunos do 2º ano criam horta e aprendem sobre educação ambiental e alimentação saudável

• 13/11/2018

Experimentar, cultivar, plantar, saborear, descobrir, explorar e sentir.  Com tantas possibilidades de ações no projeto “Mundinho Verde”, nossos alunos puderam ampliar significativamente a relação com a natureza, com os alimentos e com eles mesmos.

O pátio do Fundamental I ganhou um novo elemento neste semestre, com muitas cores, texturas e aromas. A hortinha vertical, como ficou carinhosamente conhecida, chamou a atenção de toda a escola, pelo capricho em cada detalhe e pela variedade de hortaliças. Do plantio à colheita, passando pela preparação da terra e cuidados diários, tudo ficou a cargo dos alunos do 2º ano, que tiveram o suporte e orientações da professora e do nosso engenheiro agrônomo, responsável pelas áreas verdes do Colégio.

A iniciativa fez parte do projeto “Mundinho Verde”, cujo objetivo foi colocar as turmas em contato real com o processo produtivo de alimentos advindos da natureza, desenvolvendo a consciência ambiental, a interação com a terra e a alimentação saudável. A cada etapa do projeto, os alunos foram se familiarizando com as hortaliças, frutas e sementes, em atividades que envolveram o preparo de receitas e degustação, como o Dia da Salada.

Para relatar as experiências, as crianças registraram o que aprenderam em um grande mural, através de fotos e cartazes. Foi lá também que elas compartilharam suas impressões e descobertas vivenciadas na saída pedagógica para o Dedinho Verde, um espaço que estimula o amor e o respeito pela natureza, através de atividades lúdicas e práticas de educação ambiental.

Experimentar, cultivar, plantar, saborear, descobrir, explorar e sentir.  Com tantas possibilidades de ações, nossos alunos puderam ampliar significativamente  a relação com a natureza, com os alimentos e com eles mesmos.