Educação Infantil – Informações Gerais

Horário das aulas Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental

  • Manhã:
    das 7h30 às 12h
  • Tarde:
    das 13h30 às 18h

_________________

Conheça aqui nossos espaços

Objetivos pedagógicos

Na Educação Infantil do Colégio Vértice, a criança inicia uma jornada de descobertas e aprendizados.  O espaço educativo associado a uma programação variada, estimula a curiosidade, a socialização, o fazer, o experimentar, a noção do “eu” e do “outro”, a construção de laços positivos e a autonomia.

Nesse processo, nossa equipe altamente capacitada – com duas professoras por sala, além das especialistas – auxilia o aluno a atingir seu pleno desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual, respeitando o ritmo de cada criança, com uma atuação individualizada e em parceria com a família.

Assim, com acolhimento e uma rotina bem estruturada, a criança sente-se segura e apta a explorar espaços, seus sentidos e sua capacidade de se comunicar e se relacionar com o mundo, ainda que esse mundo seja representado dentro de nossas queridas paredes amarelas.

Currículo multidisciplinar

São diversas áreas do conhecimento que contribuem para a formação integral dos alunos nas séries iniciais: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Música (ritmo, instrumentos e repertório musical), Artes em Inglês (as crianças aprendem palavras, fonemas e praticam o idioma, dando vasão às habilidades artísticas), Educação Física, Equilíbrio e Movimento (noção corporal e espacial e coordenação motora), Contação de Histórias (com narrativas lúdicas que estimulam a imaginação e a expressividade), Tecnologia (através de tablets e brinquedos robóticos, as crianças testam hipóteses e comandos, desenvolvem a lateralidade, o raciocínio lógico e o trabalho em grupo), Culinária (relação positiva com sabores e alimentos, através da produção de receitinhas) e Biblioteca (crianças exploram o universo dos livros).

Vivências e projetos

Valores como sustentabilidade, cidadania, empatia, família e diversidade cultural também são trabalhados ao longo do ano letivo, em projetos e experiências fora da sala de aula, e que complementam a nossa formação integral.

Um projeto que merece destaque é o Compostagem, que transforma o lixo orgânico produzido na Educação Infantil em adubo para as áreas verdes da escola, como as hortas. As crianças têm atuação direta no processo, participando da coleta e separação do material. Junto com nossa equipe de jardinagem elas acompanham as atividades de plantio e também exploram sabores e texturas dos alimentos plantados. Em uma das etapas do projeto, as crianças conscientizam as turmas dos outros segmentos sobre a importância desse trabalho.

Outra iniciativa é o Brinquenique, tradicional piquenique do Vértice, une alunos da Educação Infantil, suas famílias e nossa equipe pedagógica em uma manhã de muitas atividades e brincadeiras de integração escola-família. O encontro simboliza essa parceria tão importante para a formação da criança em toda a sua vida escolar.

O trabalho motor e a autonomia


As atividades realizadas na Educação Infantil, sejam elas dentro ou fora da sala de aula, objetivam estimular a estruturação de fatores psicomotores: tonicidade, equilíbrio, noção corporal, noção espacial e temporal, lateralidade e motricidade ampla e fina (fundamental para o desenvolvimento da escrita).

Assim, a criança começa a se reconhecer e adquire consciência do próprio corpo, usando-o intencionalmente como instrumento de ação, interação e expressão. Esse desenvolvimento e controle de novos movimentos permite o desenvolvimento da autonomia e confiança, em suas relações com o meio e com o próprio processo de aprendizagem.

Iniciando a rotina de estudo

A partir do Alfa 1, as atividades são conduzidas de forma a estabelecer progressivamente o hábito de estudo, com a inclusão de lições de casa na rotina da criança. Essa prática é um dos pilares da proposta pedagógica do Vértice e avança em complexidade a cada segmento.

Para garantir a autonomia da criança (mesmo ainda sem estar alfabetizada) na realização dessas tarefas, os enunciados são compostos por símbolos para que ela compreenda o que está sendo proposto. Conforme aluno se familiariza com essas imagens e códigos, mais autonomia ele adquire no processo.

A mesma lógica é aplicada quando a criança já está sendo alfabetizada no 1º ano. A leitura interpretativa dos enunciados é uma parte fundamental do trabalho desenvolvido com essa faixa etária.

Metodologia Vértice de Alfabetização

A alfabetização merece um capítulo à parte, afinal, um dos grandes diferenciais do Vértice é ter uma metodologia própria, criada por nossa diretora e fundadora, Walkiria Gattermayr.
“Como sou linguista de formação, diplomada em Letras, tinha muito conhecimento sobre as ‘encrencas’ da língua portuguesa. Por isso, elaborei um método de alfabetização realmente pensado na criança, de forma lúdica, com famílias silábicas sendo representadas por desenhos, na Cidade das Letras”.

Neste período, as crianças se apropriam então do processo de aprendizagem das famílias silábicas, e são apresentadas à introdução da escrita, que ocorre por meio de atividades que despertam a vontade de ler e escrever de uma forma sistemática e lúdica. Além disso, as aulas estimulam o contato com diversos livros que complementam a alfabetização, levando a criança a interpretar pequenos textos de forma independente.

Assim, a alfabetização, a leitura interpretativa e o hábito de estudo são as pontes e as ferramentas necessárias para que o aluno inicie a próxima etapa da vida escolar, no 2º ano do Ensino Fundamental I.