Educação Infantil – Informações Gerais

 

Objetivos Gerais Educação Infantil

A Educação Infantil do Colégio Vértice tem como objetivo principal o desenvolvimento integral da criança, levando em conta seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e emocional. Ela funciona como um complemento à ação da família, além de oferecer condições favoráveis e adequadas para um crescimento equilibrado, garantindo a aquisição de novos conhecimentos.

Nesta fase são desenvolvidas diferentes atividades que permitem que a criança compreenda os próprios limites e os do outro, além de fazer com que ela desenvolva a capacidade de comunicação e expressão, perceba seu corpo e desenvolva a coordenação motora. O estímulo ao uso dos cinco sentidos, a busca pela autonomia na realização de tarefas e o autoconhecimento também fazem parte da rotina dos alunos.

Para tanto, é necessário propiciar à criança oportunidades de experimentar, descobrir, manipular objetos e vivenciar diversas situações em um ambiente seguro e acolhedor, fazendo com que ela sinta-se amada e reconhecida em seus trabalhos, destacando de forma contínua a cooperação e o trabalho em grupo.

Currículo

A Educação Infantil é dividida em pré-Alfa, Alfa I e Alfa II. E o 1º ano do Ensino Fundamental funciona na mesma unidade. As disciplinas que fazem parte da grade curricular do Colégio são: Matemática, Linguagem, Integração social, Iniciação às Ciências e Prontidão. Além disso, o Colégio conta com professores especialistas que ministram aulas de Informática, Inglês, Culinária, Artes, Música, Educação Física, Equilíbrio e Movimento e Leitura Interpretativa. Essas aulas têm como objetivo promover a interação entre os alunos e sua socialização, levando-os a ampliar seu conhecimento, enriquecer seu vocabulário e facilitar seu aprendizado.

Método de Alfabetização

A pedagoga e fundadora do Colégio Vértice, Walkiria Gattemayr Ribeiro, desenvolveu um método próprio de Alfabetização que inicia no 2º semestre do Alfa II e tem continuidade no 1º ano do Ensino Fundamental. Neste período, ocorre a introdução da escrita ao aluno, que ocorre por meio de atividades de despertam a vontade de ler e escrever de uma forma sistemática e lúdica. Além disso, as aulas estimulam a autonomia da criança em atividades como as lições e tarefas do dia a dia, assim como no contato com diversos livros de leituras que complementam a alfabetização, levando o aluno a interpretar pequenos textos de forma independente.

Horário das aulas Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental

  • Manhã: das 7h30 às 12h
  • Tarde: das 13h30 às 18h

Procedimentos para o processo de admissão no Colégio Vértice:

Os pais e responsáveis deverão preencher o formulário abaixo com os dados do candidato e informações pessoais para contato;

Após o recebimento dessas informações, a equipe da Secretaria entrará em contato para agendar a participação dos pais e responsáveis na reunião de apresentação da metodologia do Colégio, realizada pelos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II / Ensino Médio;

A participação nessa reunião é indispensável para a inscrição e continuidade no processo de admissão, já que uma ficha de interesse, que será entregue nessa ocasião, deverá ser completada e assinada. Aqueles que não comparecerem à reunião agendada, terão seus formulários automaticamente cancelados.

Após a participação na reunião de apresentação e confirmação do interesse em continuar no processo de admissão, o responsável pelo estudante deverá aguardar o contato do Colégio para receber as orientações sobre as próximas fases do processo, de acordo com cada segmento, sendo que para a:

Educação Infantil

Os pais e responsáveis que participaram da reunião de apresentação e que preencheram e assinaram a ficha de interesse, durante o período de fevereiro a junho do ano vigente, participarão no final do mês de junho do sorteio para as vagas que serão disponibilizadas para o próximo ano letivo;

O Colégio enviará no final do mês de junho, as regras de participação no sorteio, bem como a disponibilidade de vagas para cada série; esse sorteio irá gerar uma lista de contemplados e uma lista de espera;

A partir de julho do presente ano, os pais e responsáveis dos alunos sorteados receberão da Secretaria do Colégio as instruções para a efetivação da matrícula; caso haja desistências dos alunos contemplados com as vagas, serão chamados os alunos da lista de espera.

IMPORTANTE:

Todos aqueles que participaram das reuniões de apresentação da proposta pedagógica, preencheram e assinaram as fichas de interesse e que não foram convocados para o processo de efetivação da matrícula, receberão no início do próximo ano letivo um e-mail do Colégio para reconfirmarem seu interesse em continuar participando do processo. Esse e-mail deverá ser respondido, impreterivelmente, durante o mês de março dos anos seguintes.

Atenção: todos os campos deste formulário são de preenchimento obrigatório.