Ensino Médio – Informações Gerais

Objetivos

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, onde os alunos se deparam com novos desafios e consolidam todo o conhecimento alcançado ao longo dessa fase da vida acadêmica. Nesse momento, a escola desempenha um papel fundamental para auxiliar e aconselhar seus alunos nos seus respectivos projetos de vida. É hora de refletir sobre o vestibular, a formação profissional, o mercado de trabalho e a realização pessoal.

Orientação vocacional

Além de contar com o apoio de professores preparados para auxiliar nesse processo, os alunos participam de diversas atividades de orientação vocacional que iniciam na 1º série, quando a Escola acompanha o perfil de cada aluno: desempenho, competências e habilidades, comportamentos de estudo, disciplinas em que encontra maior facilidade, assim como as principais dificuldades. Os estudantes também participam de atividades em grupo, que visam aprimorar autoconhecimento, a partir de um inventário de interesses.

E com o objetivo de conhecer o mundo do trabalho, o projeto segue na 2ª série, novamente em grupos, com atividades exploratórias de currículos de cursos disponibilizadas por diversas instituições de ensino superior. Na 3ª série, o trabalho é finalizado com atendimento individualizado do aluno por nossos profissionais especializados em orientação vocacional, contando sempre com informações associadas a todo desempenho do aluno. Palestras, visitas monitoradas e avaliação do mercado de trabalho são informações adicionais oferecidas ao longo deste período. Este suporte durante os três anos finais da Escola proporciona ao estudante um importante espaço para reflexão sobre seu futuro para que sua escolha seja a mais fundamentada e segura possível.

Aulas eletivas

O Colégio possui sua estrutura de ensino e aprendizagem voltada ao ponto principal deste processo, que é a formação do aluno. Por isso, além do currículo tradicional, os alunos também contam com aulas optativas que vão desde matérias diferenciadas em diversas áreas do conhecimento até aprofundamentos em disciplinas tradicionais. Entre essas aulas, o Vértice oferece aulas de oralidade, atualidades, educação financeira, entre outras.

Índice de aprovação

Os excelentes resultados deste processo podem ser medidos pelos resultados do Enem e pelo alto índice de aprovação na
s faculdades e universidades do país e do exterior. Em média, 85 a 90% dos alunos entram na primeira opção de escolha, desde a abertura do Ensino Médio.

O Colégio trabalha com a certeza de que este trabalho colabora na contínua transformação de seres humanos em indivíduos conscientes de seus direitos e deveres, que atuarão com valores éticos e morais em nossa sociedade, para torná-la melhor a cada dia.

Horário das aulas Ensino Médio

• Manhã: das 7h às 12h45
  • Tarde: a partir das 13h45

Procedimentos para o processo de admissão no Colégio Vértice:

Os pais e responsáveis deverão preencher o formulário abaixo com os dados do candidato e informações pessoais para contato;

Após o recebimento dessas informações, a equipe da Secretaria entrará em contato para agendar a participação dos pais e responsáveis na reunião de apresentação da metodologia do Colégio;

A participação nessa reunião é indispensável para a inscrição e continuidade no processo de admissão, já que uma ficha de interesse, que será entregue nessa ocasião, deverá ser completada e assinada. Aqueles que não comparecerem à reunião agendada, terão seus formulários automaticamente cancelados.

Após a participação na reunião de apresentação e confirmação do interesse em continuar no processo de admissão, o responsável pelo estudante deverá aguardar o contato do Colégio para receber as orientações sobre as próximas fases do processo, de acordo com cada segmento.

Ensino Médio

Os pais e responsáveis que participaram da reunião de apresentação e que preencheram e assinaram a ficha de interesse, durante o período de fevereiro a setembro do ano vigente, serão convocados para o processo de vivência;

A equipe do setor de Orientação Educacional entrará em contato com cada família para agendar um dia de vivência escolar. Essa convocação obedecerá a ordem cronológica das fichas de interesse, assinadas nas reuniões de apresentação da proposta pedagógica;

A família de cada estudante receberá um retorno do Setor de Orientação Educacional sobre o dia de vivência;

Caso haja disponibilidade da vaga, os pais e responsáveis receberão da Secretaria do Colégio as instruções para a efetivação da matrícula; caso haja desistências dos alunos convocados, serão chamados os alunos da lista de espera;

IMPORTANTE:

Todos aqueles que participaram das reuniões de apresentação da proposta pedagógica, preencheram e assinaram as fichas de interesse e que não foram convocados para o processo de efetivação da matrícula, receberão no início do próximo ano letivo um e-mail do Colégio para reconfirmarem seu interesse em continuar participando do processo. Esse e-mail deverá ser respondido, impreterivelmente, durante o mês de março dos anos seguintes.

Atenção: todos os campos deste formulário são de preenchimento obrigatório.