Exposição África traz as descobertas e reflexões dos alunos sobre esse continente tão rico

• 19/12/2019

A África, continente fascinante por suas cores, paisagens e diversidade cultural, foi o tema central dos projetos da Educação Infantil e 1º ano no 2º semestre. Os alunos fizeram vários percursos de investigação, e como encerramento dessa grande “viagem”, as crianças compartilharam suas descobertas e reflexões com as famílias, em uma exposição.

No Pré-Alfa, tivemos o trabalho com os valores relacionados à palavra “Sawabona”, que significa “eu respeito você, valorizo você e você é importante para mim”. As noções de respeito e cuidado com o outro estiveram presentes nos jogos, nas brincadeiras, nas músicas, nas produções individuais e coletivas.

No Alfa I, o respeito às diferenças, através do resgate da Herança Cultural Africana, foi o tema principal. Os alunos conheceram, por meio de histórias, vídeos e vivências, um pouco desta cultura tão rica! Pesquisaram costumes, brincadeiras, vestimentas, hábitos alimentares e danças, entre outras heranças africanas que, ainda hoje, estão presentes em nosso cotidiano.

As turmas do Alfa II tiveram a oportunidade de explorar a cultura africana por meio da vivência de brincadeiras e da produção de elementos que as compõem. A partir da leitura de histórias e contos africanos, participaram de discussões e momentos de reflexão.

Máscaras – Artes

As máscaras africanas e suas formas serviram de inspiração nas Aulas de Artes. As crianças utilizaram  elementos da natureza, como diferentes tipos de folhas, galhos, sementes e terra em suas produções.

Tambores – Música

A diversidade de tambores existente no continente africano despertou a curiosidade das crianças. Djembês, atabaques, tambores falantes, foram explorados nas Aulas de Música e mobilizaram os alunos da Educação Infantil para a construção desses instrumentos, a partir da pesquisa de materiais e timbres resultantes. Já o 1º Ano do Ensino fundamental realizou uma pesquisa sobre o ritmo musical brasileiro samba, experimentando instrumentos musicais e vivenciando o ritmo. A pesquisa os conduziu a refletir e reconhecer a influência da cultura africana em nossa cultura.