Fundamental I – Informações Gerais

Objetivos

No Ensino Fundamental I, que compreende do 1º ao 5º ano, o aluno é estimulado e orientado a desenvolver sua responsabilidade e autonomia. Nesta fase, os professores utilizam o conteúdo programático para ensinar o estudante a adquirir disciplina, hábitos de estudo e de trabalho, sem perder de vista as relações sociais pautadas no respeito e colaboração mútua.

Por meio deste conteúdo e com a colaboração direta e indireta do Setor de Orientação Educacional, o aluno aprende a administrar o tempo destinado aos estudos e atividades em geral e organizar todos os materiais que farão parte do seu dia a dia, levando sempre em consideração a faixa etária em que se encontra, como por exemplo, a utilização da agenda, a organização do caderno e da mochila. Esses são itens fundamentais para que o estudante consiga aproveitar ao máximo tudo o que é ensinado.

Suporte integrado

Durante o período de aulas, os alunos contam com orientação de estudo, reforços e atendimentos individuais, em sala de aula, com professores, além do suporte do Setor de Orientação Educacional. A assistência tem o objetivo de auxiliar desde os alunos que estão com dificuldades de aprendizagem até aqueles que estão com dúvidas pontuais na matéria.

Os projetos interdisciplinares também fazem parte da rotina dos alunos do Colégio, sendo realizados dentro da escola com a supervisão do professor. Com essas atividades, a aprendizagem passa a ser mais significativa, com foco nas relações interpessoais e nos procedimentos de cada disciplina envolvida.

Outra atividade valorizada pelo Colégio são os trabalhos em grupo, que são realizados sempre dentro da Escola com supervisão do professor. O trabalho coletivo ressalta a importância do respeito às opiniões diversas, da necessidade de organização e estabelecimento de metas e tarefas de cada integrante. A avaliação de cada trabalho é feita pelo docente, que acompanhou todo o processo de elaboração, e também pelos próprios integrantes que, por meio da autocrítica, avaliam seu desempenho como grupo e individualmente, o que estimula a discussão, a reflexão e o senso de responsabilidade.

Atividades pedagógicas

No Ensino Fundamental I, o aprendizado dos alunos fica ainda mais enriquecido com as atividades de:

  • ARTES
    • As aulas de Artes ensinam e estimulam o aluno a lidar com diversos materiais de pintura e escultura e a usar a sua criatividade para construir a sua própria arte.
  • MÚSICA
    • Desde a Educação Infantil, os alunos aprendem a apreciar a música familiarizando-se com os diversos instrumentos que auxiliam a discriminação auditiva. Neste segmento, os alunos aprendem a tocar flauta, xilofones, além de trabalharem com diversos instrumentos de percussão.
  • INFORMÁTICA
    • o Na Informática, os alunos aprendem a utilizar os diversos recursos do computador para auxiliar os estudos e montar apresentações de trabalhos.
  • CULINÁRIA
    • Sabemos que, no mundo atual, é muito importante sabermos de tudo um pouco. Além de aprender a cozinhar diversos tipos de pratos, os alunos também aprendem a degustar alimentos, possibilitando o enriquecimento da dieta alimentar de cada um.
  • LEITURA INTERPRETATIVA
    • Desenvolvida pela professora de teatro, essa atividade ensina de maneira lúdica aquilo que tem sido um dos maiores problemas dos alunos: a interpretação de texto.
  • FILOSOFIA
    • Na aula de Filosofia, as crianças aprendem a falar sobre seus sentimentos e percepções, e, a partir dessas vivências, os professores trabalham a saúde emocional dos alunos.
  • CONTO
    • Mais do que visitar a Biblioteca, na Aula de Conto, os alunos fazem uma completa imersão no mundo dos livros,  dramatizando histórias e trabalhando suas habilidades de leitura, interpretação, oralidade e imaginação.

Horário das aulas Ensino Fundamental I

  • Manhã: das 7h15 às 11h45
  • Tarde: das 13h15 às 17h45

Procedimentos para o processo de admissão no Colégio Vértice:

Os pais e responsáveis deverão preencher o formulário abaixo com os dados do candidato e informações pessoais para contato;

Após o recebimento dessas informações, a equipe da Secretaria entrará em contato para agendar a participação dos pais e responsáveis na reunião de apresentação da metodologia do Colégio;

A participação nessa reunião é indispensável para a inscrição e continuidade no processo de admissão, já que uma ficha de interesse, que será entregue nessa ocasião, deverá ser completada e assinada. Aqueles que não comparecerem à reunião agendada, terão seus formulários automaticamente cancelados;

Após a participação na reunião de apresentação e confirmação do interesse em continuar no processo de admissão, o responsável pelo estudante deverá aguardar o contato do Colégio para receber as orientações sobre as próximas fases do processo, de acordo com cada segmento.

Ensino Fundamental I

Os pais e responsáveis que participaram da reunião de apresentação e que preencheram e assinaram a ficha de interesse, durante o período de fevereiro a setembro do ano vigente, poderão ser convocados para o processo de vivência, dependendo da disponibilidade de vagas para o próximo ano letivo;

A equipe do setor de Orientação Educacional entrará em contato com cada família para agendar um dia de vivência escolar; essa convocação para vivência ocorrerá de acordo com a disponibilidade de vagas e levará em conta a ordem cronológica das fichas de interesse, assinadas nas reuniões de apresentação da proposta pedagógica;

Caso venha a participar da vivência, a família de cada estudante receberá um retorno sobre o dia de vivência;

Caso haja disponibilidade da vaga, os pais e responsáveis receberão da Secretaria do Colégio as instruções para a efetivação da matrícula. No caso de desistências dos alunos convocados, serão chamados os alunos da lista de espera.

IMPORTANTE:

Todos aqueles que participaram das reuniões de apresentação da proposta pedagógica, preencheram e assinaram as fichas de interesse e que não foram convocados para o processo de efetivação da matrícula, receberão no início do próximo ano letivo um e-mail do Colégio para reconfirmarem seu interesse em continuar participando do processo. Esse e-mail deverá ser respondido, impreterivelmente, durante o mês de março dos anos seguintes.

Atenção: todos os campos deste formulário são de preenchimento obrigatório.