Projeto propõe reflexão sobre a construção das memórias

• 21/08/2017

Viagem ao tempo e a relação entre o passado e futuro marcaram o projeto Memória Literárias, que teve a participação das famílias

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I transcorreram um caminho cheio de descobertas no primeiro semestre. Objetos, histórias, fotografias, uma lembrança de família contada pelo avô, a avó relatando sua infância, entrevistas com moradores antigos de São Paulo, entre outros elementos, fizeram parte do projeto Memórias Literárias, que propôs aos alunos uma viagem no tempo.

De forma interdisciplinar, integrando Língua Portuguesa, História e Informática, o projeto possibilitou uma reflexão sobre a construção das memórias, a relação entre o passado e presente, permanências e mudanças.

Durante 5 meses, cada criança produziu, em média, dez textos, que foram corrigidos e reescritos para, em seguida, serem organizados em um caderno de memórias, ilustrado e construído pelos próprios alunos.

Como encerramento semestral do projeto, o livro de memórias foi apresentado aos pais, em uma sala temática com vários objetos de época trazidos pelos alunos. O resultado foi uma divertida e enriquecedora troca de experiências entre as crianças e as famílias sobre o presente e o passado, o ontem, o hoje e o amanhã.