Nossa História

O que faz do Vértice ser o que ele é? Suas paredes amarelas? Sua tradição de mais de 40 anos dedicados à educação de excelência? Seu método próprio de alfabetização? O olhar para o futuro? Entendemos que além de tudo isso, o Vértice é uma escola acolhedora, com pessoas engajadas no mesmo propósito: preparar o aluno para os desafios da vida,  trabalhando todas as suas potencialidades.

Idealizado pela educadora Walkiria Gattermayr Ribeiro, o Vértice nasceu como Curumim, no coração do bairro Campo Belo, onde permanece até hoje. O Colégio cresceu gradativamente e com solidez, baseado em um projeto pedagógico que preza pela excelência acadêmica, respeito, autonomia, empatia e responsabilidade, consolidando-se como uma das instituições de educação básica mais bem-conceituadas do País.

Do Curumim ao Grupo Vértice de Educação (linha do tempo)

• Em 1976, nasce a pré-escola Curumim, em referência às raízes brasileiras, com um método próprio de alfabetização.
  • Em 1981, iniciamos as primeiras turmas do Fundamental I, dando continuidade à formação e proposta pedagógica da Educação Infantil.
  • Em 1985, o Curumim expande seu projeto pedagógico, fundando o Ensino Fundamental II, que, naquela época, chamava Ginásio.
  • Em 1988, para oferecer o ciclo completo da formação escolar, surgia o Colégio Vértice, dando início ao Ensino Médio. Todos os segmentos passaram então a compor o Grupo Vértice de Educação.
  • Em 1989, o Vértice destaca-se pelos resultados nos vestibulares, quando 9 de 13 alunos do 3º Colegial, conseguem ingressar na USP.
  • Em 2008, o Vértice e o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha fecham parceria para o ensino extracurricular do idioma alemão, através da iniciativa PASCH.
  • Em 2009, o Vértice conquista o 1º lugar no ranking do Enem. Desde então, o Colégio aparece nas primeiras colocações.
  • Em 2010, o Grupo Vértice de Educação inaugura o Vértice Espaço Cultural, uma iniciativa de incentivo à cultura aberta ao público.
  • Em 2015, nasce o Período Complementar Vértice, um programa bilíngue oferecido no contraturno, para alunos de 0 a 10 anos.
  • Em 2019, inauguração do novo prédio do Ensino Fundamental I – um moderno projeto arquitetônico sem barreiras para a criatividade, que coloca o espaço como parte integrante da experiência de aprendizado.