Pequenos cientistas: ao ar livre, 3º ano testa possibilidades de misturas

• 05/10/2018

Do conceito à experimentação, o projeto sobre misturas homogêneas e heterogêneas despertou o interesse científico dos alunos

Tudo junto e misturado. Assim podemos definir o projeto de Ciências Naturais trabalhado no 3º ano do Ensino Fundamental, que propôs diversos experimentos sobre misturas homogêneas e heterogêneas. Para iniciar essa jornada investigativa, as crianças tiveram aulas teóricas e transformaram os conceitos em histórias em quadrinho e cartazes. Também visitaram o Acampamento Aldeia e a SABESP, em São Roque, onde aprofundaram seus conhecimentos no tema “Água”.

E o projeto foi muito além! Nossos pequenos pesquisadores colocaram em prática tudo o que aprenderam, de uma forma muito lúdica. Para engajá-los e despertar ainda mais o interesse científico, a professora fantasiou-se de cientista, surpreendendo a todos, e fez vários experimentos com as turmas, ao ar livre, utilizando café, areia, sal, óleo e outras substâncias.

Curiosos e muito empolgados, os alunos puderam testar possibilidades, compreenderam processos e resultados, e fizeram muitas associações importantes com os materiais produzidos em sala de aula.