Pequenos empreendedores: 5º ano aprende, na prática, noções de finanças e de negócio próprio

• 14/12/2018

Ao longo do ano, os alunos trabalharam diversos conceitos relacionados à Educação Financeira. As turmas também foram desafiadas a criar empresas e comercializar seus produtos em uma Feira do Empreendedorismo, tendo como foco o consumo consciente

A Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar ou acumular. É muito mais que isso. Foi com o objetivo de refletir sobre a relatividade da riqueza, dos sonhos, felicidade, sucesso e metas para o futuro, que o 5º ano do Ensino Fundamental trabalhou durante todo o ano um grande projeto de noções de finanças.

Ao longo do processo, os alunos aprenderam sobre o surgimento e evolução do dinheiro, vivenciaram a prática do escambo e conheceram histórias de pessoas bem-sucedidas através de esforço pessoal, seja intelectual, seja econômico.

A partir desses conceitos e informações, as turmas foram desafiadas a empreender e criar suas empresas, exercitando o trabalho em grupo, a criatividade e o debate de ideias. Uma grande Feira de Empreendedorismo (confira no vídeo abaixo) reuniu todas as empresas constituídas e os alunos puderam apresentar e comercializar seus produtos, tendo como foco o consumo consciente.

Como fechamento geral do projeto, o 5º ano visitou o Mercado Municipal de São Paulo a fim de experimentar, em um ambiente externo, todos os conceitos e valores dos quais se apropriaram ao longo do ano, trazendo o protagonismo como elemento estrutural dessa incrível jornada.