Projeto Compostagem, da Educação Infantil do Vértice, é destaque no Desafio 2030

• 29/08/2018

Iniciativa tem como propósito reconhecer escolas e projetos transformadores ligados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

É com grande alegria que compartilhamos com vocês uma notícia que nos enche de orgulho. O projeto ”Compostagem”, realizado na Educação Infantil, foi um dos finalistas do Desafio 2030 – Escolas transformando nosso mundo”, inciativa que tem como propósito reconhecer projetos transformadores ligados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

No total, foram 79 projetos inscritos, de 58 escolas da rede pública e particular da grande São Paulo. Ficamos entre as 3 melhores iniciativas na categoria Educação Infantil e participamos da cerimônia de premiação, que fez parte da programação da Virada Sustentável SP.

Mas afinal, o que é o projeto Compostagem? A iniciativa nasceu da vontade de reaproveitar o lixo orgânico produzido na Educação Infantil após o momento do lanche e nas aulas de culinária. Então, foi implementado na escola um lixo especial, utilizado para a coleta deste material. Todos os dias, após o lanche, os alunos levam as cascas e restos de suas frutas ao cesto que, no final do dia, é recolhido pelo jardineiro e levado ao local da compostagem. A fim de ampliar o envolvimento dos alunos com o projeto e a conscientização em relação ao ambiente, também são realizadas atividades de plantio e exploração dos alimentos plantados.