Vértice Experiências

Em linha com as novas demandas de um mundo em conexão e com sua proposta de uma formação dinâmica e integral, o Vértice estimula a curiosidade intelectual a partir de um universo de possibilidades e nas mais variadas áreas do conhecimento. Essa é a iniciativa Vértice Experiências, que oferece aos alunos de todas as idades, projetos, ações, vivências e um currículo complementar ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

O objetivo é que o aluno experimente, crie, pratique, se aproprie do processo de aprendizagem e transforme o conhecimento em saber.

Como transformar o mundo se você não estiver realmente conectado a ele? Pesando nisso, o Vértice Mundo reúne as inciativas que promovem intercâmbio e vivência internacional, ampliando os horizontes dos alunos.

Essas ações são desenvolvidas com parceiros estratégicos e com o oferecimento de projetos desafiadores, tendo um alto índice de engajamento dos alunos:

  • Imersão Acadêmica e Cultural

Stanford Pre-Collegiate Studies – Em 2019, o Vértice foi um dos 20 colégios brasileiros selecionados para integrar o Stanford Pre-Collegiate Studies, programa internacional da renomada Universidade de Stanford, direcionado a estudantes estrangeiros. O critério usado foi o desempenho e excelência acadêmica das escolas. Aulas e atividades com monitores da universidade, além de viagens e imersão acadêmica fazem parte do programa. Nossos alunos, do Fundamental II e Médio, também tiveram um excelente desempenho na 1ª prova diagnóstica que avaliou o Inglês e Matemática dos candidatos: 12 certificados Distinction (Distinção), 14 High Distinction (Alta Distinção) e 15 Highest Distinction (Mais Alta Distinção).

Boston Cambridge Institute – o Vértice faz parte de um seleto grupo de instituições de ensino que possuem parceria com o Boston Cambridge Institute, um programa de vivência acadêmica que envolve as melhores universidades do mundo, como Harvard University, MIT – Massachusetts Institute of Technology e Bentley University. Com foco, por exemplo, em liderança, empreendedorismo, inovação e ciência, o intercâmbio é realizado durante as férias escolares, com aulas diárias em inglês e visitas culturais.

Iniciativa PASCH – Há mais de dez anos, o Vértice é integrante do projeto Schulen: Partner der Zukunft (PASCH), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e com o Instituto Goethe. O objetivo principal é fomentar o aprendizado da língua alemã em escolas de primeira linha ao redor do mundo e capacitar jovens para estudos de graduação ou pós-graduação no país. A partir do 4º ano, nossos alunos podem fazer o curso extracurricular de alemão e, assim, ter acesso a intercâmbios, bolsas de estudo na Alemanha (5 ao ano), imersão em universidades alemãs, certificados de proficiência na língua e a uma vasta programação, desenvolvendo competências interculturais. Em função do programa, atualmente, 4 ex-alunos do Vértice fazem graduação na Alemanha, em engenharia, direito e outras áreas.

Palestras e encontros –  Na programação do Vértice Mundo, as famílias e alunos têm a oportunidade de conhecer instituições que promovem intercâmbio e programas de preparação de estudantes para o ingresso em universidades estrangeiras, como a: Crimson, consultoria educacional especializada em aplicações para os Estados Unidos, a loveUK, empresa que auxilia brasileiros no processo de admissão em universidades do Reino Unido, e a NR Intercâmbio para intercâmbio de espanhol no México.

  • Projetos Globais

Fórum Faap – Anualmente, nossos alunos do Ensino Médio vivem uma rica experiência no Fórum Faap, organizado por estudantes de graduação de Relações Internacionais da FAAP. O projeto simula os Órgãos Internacionais ligados à ONU e insere os participantes em assuntos internacionais de cunho político, social, econômico e cultural. Isso acontece através de debates que desenvolvem habilidades de oratória, argumentação, organização de ideias e persuasão, a fim de propor ideias para solucionar problemas globais do momento.

NASA – O projeto acadêmico  Space Settlement (conhecido como projeto NASA) é uma atividade eletiva, oferecida ao Ensino Fundamental II. Trata-se de um concurso que tem como tema a criação de uma sociedade que viverá em órbita dentro de uma enorme espaçonave. Dentro da proposta, os alunos são desafiados a elaborar soluções para essa moradia tornar-se real. Como trabalho final, os participantes produzem um mini TCC em inglês, que é encaminhado à agência internacional. Na edição 2019/2020, um grupo de alunos do Vértice conquistou o 3º lugar na categoria Large Group de 9º ano! No total dessa edição, foram entregues 2646 trabalhos, que envolveram mais de 14.000 estudantes em todo o mundo.

Fórmula 1 – O Vértice é tricampeão brasileiro da F1 in Schools, competição internacional apoiada pela Fórmula 1.  Nessa experiência complexa e desafiadora, alunos do Ensino Médio criam escuderias e protótipos de carros de corrida movidos a ar comprimido, ampliando seus conhecimentos de engenharia, marketing, tecnologia e empreendedorismo. Já tivemos equipes representando o Brasil na etapa mundial no GP de Abu Dhabi, Singapura e Malásia. Entre os critérios avaliados, estão a engenharia dos carros, performance no mata-mata, identidade visual, plano de negócios, estandes e apresentação.

O Vértice trabalha o Esporte como uma importante ferramenta de desenvolvimento e transformação. Dentro e fora das paredes amarelas, nossos alunos vivenciam diversas experiências esportivas, nas modalidades de badminton, basquete, futebol, judô, tênis de mesa e vôlei. Desde as séries iniciais, através dos cursos extracurriculares, até o Ensino Médio, nos treinos esportivos, as crianças e adolescentes são estimulados a ter o esporte como um aliado para a vida.

  • Campeonatos

Nas competições internas, como a OliVértice, e externas, como a Copa Diggio e a Play FC, nossos atletas se destacam pela competitividade, respeito, fair play, espírito de equipe, lealdade e entrega. Essa postura já nos rendeu muitos títulos e conquistas comemoradas por toda a comunidade escolar, afinal, nossa torcida é sempre muito presente e atuante!

 

  • NBA Basketball School

Em função desse desempenho nas competições, o Vértice se tornou, em 2019, uma das primeiras unidades licenciadas do NBA Basketball School, programa da NBA que tem como propósito compartilhar o método de ensino do basquete de maior sucesso no mundo para crianças e jovens de todo Brasil.  Hoje, a iniciativa atinge mais de 5 mil praticantes em 16 estados.

Nossos alunos já participaram de diversas atividades e ações, englobando os conceitos e princípios da metodologia criada pela liga. Uniforme personalizado, treinamento de professores, vivências com personalidades do basquete, visita de mascote famoso, camp de desenvolvimento de habilidades e amistosos fazem parte da programação anual.

  • Intercâmbio

As vivências esportivas ultrapassam o território nacional. Ao vencer a etapa brasileira da Copa Gatorade 5V5, superando 7 equipes, nossa equipe masculina de futsal representou o Brasil no Reino Unido. As 17 delegações participaram de jantar especial, tour no Arsenal Stadium, palestra com Thierry Henry e Robert Pires, além de uma maratona de jogos.

Em outra ocasião, os atletas do Vértice, por meio de um intercâmbio esportivo, chegaram à final da série prata do torneio Paris World Games, na França – competição que reuniu 10 mil atletas de escolas e times do mundo todo. Nosso time de futsal conquistou também o troféu Fair Play da categoria.

Ainda em terras europeias, a equipe masculina de futsal (sub 16) disputou a Costa Blanca Cup, em 2019, na Espanha. No torneio, enfrentamos adversários de vários lugares do mundo e nossos atletas puderam conhecer muitos ginásios, além de pontos turísticos da região.

  • Atletas Convidados

Grandes nomes do vôlei, futebol, atletismo, remo, basquete, judô paralímpico, remo, entre outras categorias esportivas, já estiveram por aqui. O Vértice promove esses encontros com o objetivo de possibilitar aos alunos o contato e a troca de experiências com esportistas de alto rendimento. Esses convidados falam sobre superação, momentos marcantes de suas trajetórias e sobre como o Esporte mudou suas vidas.

O conhecimento científico é um dos alicerces do desenvolvimento de uma sociedade, tanto para as demandas atuais, quanto futuras. Por isso, a valorização do espírito investigativo se dá de várias formas no Vértice. Em projetos multidisciplinares, atividades extracurriculares, olimpíadas acadêmicas, desafios científicos, oficinas, entre outras iniciativas, o aluno é protagonista do “fazer ciência”. Nesse processo rico de aprendizagem, o conteúdo de sala de aula é experimentado, observado, testado e aplicado.

  • Feira de Ciências

Muitos desses trabalhados são expostos anualmente na Feira de Ciências do Vértice, que em 2019 ganhou um novo formato: um circuito dinâmico e interativo, dividido por estações temáticas (por série). Foram mais de 70 projetos do Fundamental II e Ensino Médio, apresentados em maquetes, experimentos, descobertas científicas e resoluções de problemas reais.

  • Verticientífico

Na 1ª série do Ensino Médio, os alunos desenvolvem no decorrer do ano letivo pesquisas aprofundadas, com imersão no método científico. Nesse processo, eles fazem verificação de hipóteses e relatórios até chegarem a uma proposta de resolução para problemas sociais, econômicos ou ambientais. Essas soluções são apresentadas na Feira de Ciências, no formato de painéis de discussão, como nos Congressos Científicos. Geração de energia a partir do calor do asfalto, prato biodegradável feito de casca de batata, pavimento permeável para prevenção de alagamentos e carregamento do celular com pedaladas, foram alguns dos temas expostos na última edição do evento.

  • Olimpíadas Científicas

O Vértice também incentiva a participação dos alunos em olimpíadas científicas, com o objetivo de estimular o aprofundamento de estudo nas áreas de Matemática, Física, Química, Astronomia, entre outras, ampliar a experiência dos alunos em competições e desenvolver talentos. O Colégio organiza grupos especiais de estudo com professores para dar suporte na preparação dos participantes. Esse trabalho pode ser mensurado através dos importantes resultados alcançados, como medalhas e menções nas principais competições nacionais. Inserir número de premiados 2018, 2020 e 2019.

Desde as séries iniciais, na grade curricular e nas atividades extras, a Tecnologia e sua aplicação fazem parte do dia a dia dos alunos. Aulas interativas com tablet, robótica, programação, ética digital, e outras dinâmicas e temáticas possibilitam a imersão na prática. Nesse contexto, o aluno cria, projeta, produz e se sente mais motivado a ser atuante no processo de ensino e aprendizagem.  Para criar ambientes virtuais e experiências de aprendizagem online, também são utilizadas entre alunos e professores as plataformas e soluções do Google for Education (como Google Classroom), Zoom, entre outras.

  • Espaço como acelerador de ideias

Pensando no melhor aproveitamento dessas experiências, o Vértice conta com espaços dedicados à criação e à cultura do “faça você mesmo”. Equipados com bancadas modulares, impressora 3D, cortadora a laser, oficina de ferramentas elétricas e manuais, programas específicos para modelagem e materiais de robótica, o Espaço Maker (Fundamental I) e Lab Maker (Fundamental II e Médio), adequados a cada faixa etária,  são ambientes que oferecem ao aluno os recursos necessários para viabilizar projetos multidisciplinares, soluções e protótipos.

  • Olimpíada de Robótica

Em 2019, alunos do 3º ao 5º ano participaram de maneira experimental da OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica. E os resultados mostraram o quanto eles estão se apropriando dos conteúdos relacionados às áreas de Tecnologia e Robótica, como raciocínio lógico, pensamento computacional, programação e organização espacial.
Tivemos 4 alunos condecorados com medalhas de ouro, 15 de prata, 4 de bronze e 12 com mérito estadual.
O objetivo dessa primeira participação na competição foi despertar nas crianças  ainda mais o interesse pelo conhecimento tecnológico e sua aplicação cooperativa. Outras iniciativas similares farão parte da programação de atividades extras dos alunos em 2020 e nos próximos anos.

  • Webquest

Em 2019, alunos do 3º ao 5º ano participaram de maneira experimental da OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica. E os resultados mostraram o quanto eles estão se apropriando dos conteúdos relacionados às áreas de Tecnologia e Robótica, como raciocínio lógico, pensamento computacional, programação e organização espacial.
Tivemos 4 alunos condecorados com medalhas de ouro, 15 de prata, 4 de bronze e 12 com mérito estadual.
O objetivo dessa primeira participação na competição foi despertar nas crianças  ainda mais o interesse pelo conhecimento tecnológico e sua aplicação cooperativa. Outras iniciativas similares farão parte da programação de atividades extras dos alunos em 2020 e nos próximos anos.

Em todas as experiências, projetos e vivências, nas salas de aula, quadra e corredores, valores importantes são sempre enfatizados com os alunos, como respeito e cooperação. De forma estruturada e direcionada, são estimulados a terem uma atuação consciente e empática, com o outro e com o meio ambiente.

  • Parceria com a UNESCO

O Vértice faz parte do Programa das Escolas Associadas da Unesco (PEA), que conta com cerca de 11 mil instituições de ensino em mais de 180 países ao redor do mundo. As escolas que compõem essa rede trabalham e compartilham práticas pedagógicas e projetos que fortalecem o papel da educação na promoção da cultura de paz, cooperação internacional e valores democráticos em todos os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

  • Ação Comunitária

Em uma das iniciativas, os alunos coordenam campanhas de conscientização e arrecadação, beneficiando diversas instituições e causas. Eles são responsáveis por definir o mote da campanha e mobilizar toda a comunidade escolar, com ações de engajamento.

  • Projetos

Organizado pelas turmas 2ª série do Ensino Médio, o Leilão de Ideias alia criatividade, oralidade, expressividade e solidariedade. A partir da ressignificação de objetos que perderam o valor, os alunos escrevem narrativas e as melhores são apresentadas em forma de música ou peças teatrais.  Ao final de cada apresentação, o objeto originário da história e uma cópia da mesma, são leiloados para a plateia. O valor arrecado no evento é integralmente doado à TUCCA –  instituição que oferece tratamento gratuito a crianças e adolescentes carentes com câncer.

A expressividade também é um instrumento importante no projeto Empatia. Nessa proposta, os alunos do 9º ano apresentam esquetes, elaboradas e protagonizadas por eles, com o objetivo de “jogar luz” e sensibilizar o público – e eles próprios – acerca de temas como bullying, relação abusiva, drogas, gravidez na adolescência e preconceito. Assim, o teatro e a música funcionam como um espaço de reflexão sobre atitudes e relações mais empáticas e saudáveis.

O olhar para a nossa relação com o meio ambiente é mais uma temática trabalhada no Vértice. Com a premissa de educação ambiental e exercício da cidadania, o projeto Compostagem é desenvolvido anualmente com as crianças, e transforma o lixo orgânico produzido na Educação Infantil – após o momento do lanche e nas aulas de culinária -, em adubo, usado em nossas áreas verdes.  Com a participação da equipe de jardinagem, também são realizadas atividades de plantio e exploração dos alimentos plantados.

A Cultura também é um vértice fundamental do Colégio. Nas ações internas, periodicamente, o Colégio promove grandes musicais produzidos por profissionais renomados, e nos quais os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I são os atores. Assim, a escola busca estimular habilidades artísticas, físicas, sociais e emocionais das crianças, proporcionando uma verdadeira imersão no mundo das artes.

Dentre os vários projetos desenvolvidos na escola, o Festival Literário possibilita ao Ensino Médio uma vivência cultural e artística, tendo grandes obras da literatura romântica como pano de fundo. Em uma manhã muito especial, os alunos apresentam às famílias peças e atrações musicais, em diferentes linguagens e formatos.

Diversos outros projetos aliam as disciplinas de Artes e Música, da Educação Infantil ao Ensino Médio, seja como ponto central do trabalho ou de forma multidisciplinar associada a outras áreas do conhecimento.

VEC – O Espaço Cultural do Vértice aberto ao público

E por acreditar na Cultura como uma ferramenta de transformação e expansão de horizontes, o Vértice trouxe essa forte atuação cultural, baseada na excelência acadêmica, para além das paredes amarelas.  No Vértice Espaço Cultural, o público em geral, e de todas as idades, tem a possibilidade de vivenciar inúmeras experiências nas áreas de Artes, Música, Pensamento e Linguagem. Em um espaço pensado no bem-estar e no estímulo criativo, oferecemos uma ampla variedade de cursos regulares, oficinas e palestras, que contemplam conhecimento cultural, formação complementar ao aprendizado escolar, desenvolvimento humano e aprimoramento contínuo. Dentro da proposta do VEC de incentivo à cultura, a Galeria Vértice consolida-se como o espaço de fomento cultural, trazendo ao longo do ano novos artistas e suas produções, difundindo as artes visuais em sua multiplicidade.