Conheça os programas de contraturno:
Ensino Fundamental 1
Manhã: das 7h15 às 11h45
Tarde: 13h15 às 17h45
Ao longo do Ensino Fundamental I, os alunos são constantemente incentivados a desenvolver responsabilidade, autonomia, empatia e
protagonismo.
Essa é uma fase essencial na construção de hábitos de estudo e organização, e todo o percurso é conduzido de forma acolhedora e intencional. Mais do que
aprender conteúdos, as crianças são estimuladas a aplicar o conhecimento na prática, desenvolvendo o “saber fazer” de maneira significativa, colaborativa e
conectada ao mundo em que vivem.
Com uma atuação próxima e afetuosa, o setor de Orientação Educacional desempenha um papel fundamental nesse processo. Por meio de orientações, atividades
direcionadas e suporte individualizado, os alunos aprendem a organizar seus materiais, resolver problemas e administrar seu tempo e agenda. Esse trabalho é realizado em
parceria com as famílias e professores, com estratégias que respeitam a individualidade de cada criança.
Essas competências e habilidades permitirão aos alunos assumirem o protagonismo no processo de aprendizagem em toda a sua trajetória acadêmica, construindo
saberes e cultivando vínculos positivos.
Composição curricular: saberes e experiências
O dia a dia do aluno do Fundamental 1 no Vértice é composto por inúmeras vivências pedagógicas, que englobam as disciplinas comuns do currículo, e outros campos
de experiência, como Arte, imersão em Inglês, Música, Biblioteca, Educação Socioemocional, Contação de História, Oficina Criativa, Expressividade, Tecnologia, Movimento e
Esportes.
Esse amplo repertório de atividades, associado ao uso de ferramentas multimídia, abre um espaço para o pleno desenvolvimento do aluno e de suas potencialidades,
de forma que se sinta engajado e motivado a aprender e criar. É o que acontece, por exemplo, nas aulas de Oficina Criativa, nas quais os conceitos de várias disciplinas
se conectam e ganham um novo dinamismo.
Nas aulas de Educação Socioemocional, são trabalhados temas como empatia, respeito, bem-estar e colaboração. As crianças aprendem a escutar, reconhecer e
falar sobre as próprias emoções, por meio de propostas lúdicas, literatura e reflexões adaptadas a cada faixa etária.
Já nas aulas de Contação de Histórias, Expressividade, Música e Arte, os alunos exploram diferentes formas de linguagem, desenvolvendo
oralidade, criatividade, noção corporal, sensibilidade artística e repertório cultural.
Na área de Tecnologia, são introduzidos conceitos de lógica, programação, robótica e ética digital. Além disso, os alunos participam de atividades maker,
em que constroem pequenos projetos e protótipos, utilizando materiais diversos para compreender, na prática, princípios científicos e tecnológicos.
Projetos interdisciplinares o aluno como protagonista
Os projetos interdisciplinares, que conectam diferentes saberes e áreas do conhecimento, possibilitam uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
Por meio da resolução de problemas, da reflexão sobre temas relevantes e do diálogo com os conteúdos programáticos, os alunos são incentivados a construir ativamente o próprio
conhecimento. Nesse processo, a equipe pedagógica atua como mediadora e facilitadora, guiando o desenvolvimento de habilidades e competências.
As iniciativas abordam temáticas amplas e contemporâneas, como educação ambiental e sustentabilidade, intercâmbio cultural, cidadania, perspectivas de futuro,
economia criativa, educação financeira e empreendedorismo, entre outras áreas de aprofundamento pedagógico e socioemocional.
Esses projetos também promovem o trabalho coletivo, reforçando valores como o respeito às diferenças, a colaboração, a organização e o compromisso com metas e
responsabilidades. Essa vivência fortalece o senso crítico, a reflexão, o espírito de equipe e a autonomia — habilidades fundamentais para a próxima etapa da jornada
escolar, o Ensino Fundamental 2.
O espaço como parte da aprendizagem
Dentro e fora da sala de aula, todas as vivências são potencializadas por um espaço físico projetado para estimular a curiosidade, a autonomia e o dinamismo
das crianças. O projeto arquitetônico do Fundamental 1 acompanha as demandas de um mundo cada vez mais conectado, sem barreiras para a criatividade, a interconectividade
e aprendizagem ativa.
Espaços como o maker, a sala multicultural, as salas de aula modulares e a quadra poliesportiva compõem um cenário rico em
possibilidades, onde o ambiente se torna também um agente educativo.