Skip to content

Conheça os programas de contraturno:

Ensino Fundamental 1

Manhã:das 7h15 às 11h45

Manhã: das 7h15 às 11h45

Tarde:13h15 às 17h45

Tarde: 13h15 às 17h45

Ao longo do Ensino Fundamental I, os alunos são constantemente incentivados a desenvolver responsabilidade, autonomia, empatia e protagonismo.

Essa é uma fase essencial na construção de hábitos de estudo e organização, e todo o percurso é conduzido de forma acolhedora e intencional. Mais do que aprender conteúdos, as crianças são estimuladas a aplicar o conhecimento na prática, desenvolvendo o “saber fazer” de maneira significativa, colaborativa e conectada ao mundo em que vivem.

Com uma atuação próxima e afetuosa, o setor de Orientação Educacional desempenha um papel fundamental nesse processo. Por meio de orientações, atividades direcionadas e suporte individualizado, os alunos aprendem a organizar seus materiais, resolver problemas e administrar seu tempo e agenda. Esse trabalho é realizado em parceria com as famílias e professores, com estratégias que respeitam a individualidade de cada criança.

Essas competências e habilidades permitirão aos alunos assumirem o protagonismo no processo de aprendizagem em toda a sua trajetória acadêmica, construindo saberes e cultivando vínculos positivos.

Composição curricular: saberes e experiências

Composição curricular: saberes e experiências

O dia a dia do aluno do Fundamental 1 no Vértice é composto por inúmeras vivências pedagógicas, que englobam as disciplinas comuns do currículo, e outros campos de experiência, como Arte, imersão em Inglês, Música, Biblioteca, Educação Socioemocional, Contação de História, Oficina Criativa, Expressividade, Tecnologia, Movimento e Esportes.

Esse amplo repertório de atividades, associado ao uso de ferramentas multimídia, abre um espaço para o pleno desenvolvimento do aluno e de suas potencialidades, de forma que se sinta engajado e motivado a aprender e criar. É o que acontece, por exemplo, nas aulas de Oficina Criativa, nas quais os conceitos de várias disciplinas se conectam e ganham um novo dinamismo.

Nas aulas de Educação Socioemocional, são trabalhados temas como empatia, respeito, bem-estar e colaboração. As crianças aprendem a escutar, reconhecer e falar sobre as próprias emoções, por meio de propostas lúdicas, literatura e reflexões adaptadas a cada faixa etária.

Já nas aulas de Contação de Histórias, Expressividade, Música e Arte, os alunos exploram diferentes formas de linguagem, desenvolvendo oralidade, criatividade, noção corporal, sensibilidade artística e repertório cultural.

Na área de Tecnologia, são introduzidos conceitos de lógica, programação, robótica e ética digital. Além disso, os alunos participam de atividades maker, em que constroem pequenos projetos e protótipos, utilizando materiais diversos para compreender, na prática, princípios científicos e tecnológicos.

Projetos interdisciplinares o aluno como protagonista

Projetos interdisciplinares o aluno como protagonista

Os projetos interdisciplinares, que conectam diferentes saberes e áreas do conhecimento, possibilitam uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Por meio da resolução de problemas, da reflexão sobre temas relevantes e do diálogo com os conteúdos programáticos, os alunos são incentivados a construir ativamente o próprio conhecimento. Nesse processo, a equipe pedagógica atua como mediadora e facilitadora, guiando o desenvolvimento de habilidades e competências.

As iniciativas abordam temáticas amplas e contemporâneas, como educação ambiental e sustentabilidade, intercâmbio cultural, cidadania, perspectivas de futuro, economia criativa, educação financeira e empreendedorismo, entre outras áreas de aprofundamento pedagógico e socioemocional.

Esses projetos também promovem o trabalho coletivo, reforçando valores como o respeito às diferenças, a colaboração, a organização e o compromisso com metas e responsabilidades. Essa vivência fortalece o senso crítico, a reflexão, o espírito de equipe e a autonomia — habilidades fundamentais para a próxima etapa da jornada escolar, o Ensino Fundamental 2.

O espaço como parte da aprendizagem

O espaço como parte da aprendizagem

Dentro e fora da sala de aula, todas as vivências são potencializadas por um espaço físico projetado para estimular a curiosidade, a autonomia e o dinamismo das crianças. O projeto arquitetônico do Fundamental 1 acompanha as demandas de um mundo cada vez mais conectado, sem barreiras para a criatividade, a interconectividade e aprendizagem ativa.

Espaços como o maker, a sala multicultural, as salas de aula modulares e a quadra poliesportiva compõem um cenário rico em possibilidades, onde o ambiente se torna também um agente educativo.

Whatsapp