O Ensino Médio é a etapa final da educação básica, na qual os alunos se deparam com novos desafios e consolidam todo o conhecimento alcançado ao longo da trajetória escolar. No Vértice, falamos carinhosamente que os estudantes começam a alçar voos além das nossas paredes amarelas, e levarão consigo uma sólida formação ética e acadêmica. A escola desempenha então um papel fundamental para auxiliar cada um deles na construção de seu projeto de vida. É hora de refletir sobre o vestibular, a formação profissional, o mercado de trabalho e a realização pessoal.

Esse trabalho associa diversas frentes: conteúdo programático de sala de aula, projetos interdisciplinares, competições acadêmicas em diversas áreas, currículo complementar com experiências eletivas, acompanhamento próximo e acolhedor do setor de Orientação Educacional e o sólido programa de Orientação Vocacional do Vértice. Em todas essas experiências, o aluno amplia seu repertório de vivências, aprimora seu autoconhecimento e desenvolve habilidades para fazer a diferença em um mundo em constante transformação.

Tanto nas aulas quanto nos projetos e vivências, os alunos são estimulados a aplicar o conteúdo, propor intervenções, exercitar a atitude colaborativa, a flexibilidade, a responsabilidade, usar a criatividade na resolução de problemas reais e experimentar possibilidades. Essas competências e ferramentas serão essenciais para que eles possam fazer escolhas mais assertivas e estejam preparados para as demandas do presente e futuro.

Iniciativas e projetos

Além das aulas e projetos, os alunos têm uma variedade de disciplinas eletivas, que  ampliam a formação e possibilitam experiências adicionais ao currículo comum do Ensino Médio​.  Por meio de atividades, palestras e oficinas em diversas áreas do conhecimento, de forma engajada e protagonista, os estudantes são o centro do processo de aprendizagem. Essas vivências, que fazem parte do projeto de Orientação Vocacional, auxiliam também os estudantes na escolha de carreira.

Além de contar com o apoio de professores preparados para auxiliar nesse processo, os alunos participam de diversas atividades de orientação vocacional que iniciam na 1º série, quando a escola acompanha o perfil de cada aluno: desempenho, competências e habilidades, comportamentos de estudo, disciplinas em que encontra maior facilidade, assim como as principais dificuldades. Os estudantes também participam de atividades em grupo, que visam aprimorar autoconhecimento, a partir de um inventário de interesses.

E com o objetivo de conhecer o mundo do trabalho, o projeto segue na 2ª série, com atividades exploratórias de currículos de cursos de instituições de ensino superior. Na 3ª série, o trabalho é finalizado com atendimento individualizado do aluno por nossos profissionais especializados em orientação vocacional, contando sempre com informações associadas ao desempenho do estudante. Palestras, visitas monitoradas e avaliação do mercado de trabalho são informações adicionais oferecidas ao longo deste período.

Esse suporte durante os três anos finais da educação escolar proporciona ao estudante um importante espaço para reflexão sobre seu futuro para que sua escolha seja a mais fundamentada possível.

Com um projeto pedagógico que preza pela excelência acadêmica, respeito, autonomia, empatia e responsabilidade, trabalhando individualmente as potencialidades do aluno, o Vértice consolida-se como uma das instituições de educação básica mais bem-conceituadas do País. Mais do que números, os resultados abaixo mostram conquistas, a entrega e dedicação de alunos e professores, sonhos realizados, propósitos… a nossa #forçaamarela.