Colégio Vértice

O Ensino Médio é a etapa final da educação básica, na qual os alunos se deparam com novos desafios e consolidam todo o conhecimento alcançado ao longo da trajetória escolar. No Vértice, falamos carinhosamente que os estudantes começam a alçar voos além das nossas paredes amarelas, e levarão consigo uma sólida formação ética e acadêmica. A escola desempenha então um papel fundamental para auxiliar cada um deles na construção de seu projeto de vida. É hora de refletir sobre o vestibular, a formação profissional, o mercado de trabalho e a realização pessoal.

Esse trabalho associa diversas frentes: conteúdo programático de sala de aula, projetos interdisciplinares, competições acadêmicas em diversas áreas, currículo complementar com experiências eletivas, acompanhamento próximo e acolhedor do setor de Orientação Educacional e o sólido programa de Orientação Vocacional do Vértice. Em todas essas experiências, o aluno amplia seu repertório de vivências, aprimora seu autoconhecimento e desenvolve habilidades para fazer a diferença em um mundo em constante transformação.

Tanto nas aulas quanto nos projetos e vivências, os alunos são estimulados a aplicar o conteúdo, propor intervenções, exercitar a atitude colaborativa, a flexibilidade, a responsabilidade, usar a criatividade na resolução de problemas reais e experimentar possibilidades. Essas competências e ferramentas serão essenciais para que eles possam fazer escolhas mais assertivas e estejam preparados para as demandas do presente e futuro.

Iniciativas e projetos

O Vértice é tricampeão brasileiro dessa competição internacional apoiada pela Fórmula 1. As equipes representaram o Brasil em outros países, alcançando o 8º lugar mundial na última edição. Os alunos criam escuderias e protótipos de carros de corrida movidos a ar comprimido, ampliando seus conhecimentos de engenharia, marketing, tecnologia, empreendedorismo e usando o inglês como idioma principal.

Na 1ª série, os alunos desenvolvem no decorrer do ano letivo pesquisas aprofundadas, com imersão no método científico para resolução de problemas sociais, econômicos ou ambientais. Essas soluções são apresentadas na Feira de Ciências, no formato de painéis de discussão, como nos Congressos Científicos.

Como forma de ampliar o repertório acadêmico dos estudantes e aprofundamento nas áreas de Matemática, Física, Química, Astronomia, entre outras, o Vértice incentiva os alunos a participarem das principais competições científicas do Brasil. O Colégio organiza grupos especiais de estudo com professores, para dar suporte na preparação dos participantes.

Tradicional evento da escola, promovido pelo setor de Orientação Vocacional, com palestras de ex-alunos do Vértice, representando diferentes graduações e carreiras. Morar fora de casa, universidades estrangeiras, Medicina e residência, a conquista do primeiro emprego, carreira jurista, a área científica e mulher no mercado de trabalho, são alguns dos temas das rodas de conversa.

Organizado por estudantes de graduação de Relações Internacionais da FAAP, o projeto simula os Órgãos Internacionais ligados à ONU e insere os alunos das escolas participantes em assuntos internacionais de cunho político, social, econômico e cultural. Isso acontece através de debates.

U ma verdadeira imersão na literatura romântica mundial. Com muita criatividade, as turmas da 2ª série do Ensino Médio transformam salas de aula e até corredores do Colégio em cenários, onde apresentaram releituras de obras clássicas. O evento, que é aberto à comunidade escolar, tem ainda a participação especial de alunos da 3ª série.

A partir da ressignificação de objetos, os alunos da 2ª série escrevem narrativas e as melhores são apresentadas em forma de música ou peças teatrais. Ao final de cada apresentação, o objeto originário da história e uma cópia da mesma, são leiloados para a plateia, e o valor revertido para a instituição TUCCA.

Os alunos do curso de alemão têm a possibilidade de participar de intercâmbios e imersão em universidades alemãs, além de conquistarem certificados de proficiência e terem acesso a uma vasta programação, desenvolvendo competências interculturais.

Com base no nosso desempenho e excelência acadêmica, fazemos parte do grupo de escolas que participam dos programas de intercâmbio e imersão acadêmica Stanford Pre-Collegiate Studies, EduExplora at Yale e EduExplora Online Berkeley & Yale.

Programa de vivência acadêmica que envolve as melhores universidades do mundo: Harvard University, MIT – Massachusetts Institute of Technology e Bentley University. Com foco em empreendedorismo e inovação, o intercâmbio é realizado durante as férias escolares, com aulas diárias em inglês e visitas culturais.

A escola promove diversas palestras e encontros entre as famílias, alunos e instituições que promovem intercâmbio e programas de preparação de estudantes para o ingresso em universidades dos Estados Unidos, Reino Unido, entre outros locais.

A coordenação de História promove uma agenda de encontros com especialistas externos que são referência em temas de relevância social, ambiental e econômica.

Nessa atividade, os alunos aprimoram o desempenho nas produções textuais, com atendimento individualizado e com suporte da equipe de corretores. Na 3ª série, o projeto ganha uma frente adicional com foco nos vestibulares.

Iniciativas e projetos

Além das aulas e projetos, os alunos têm uma variedade de disciplinas eletivas, que  ampliam a formação e possibilitam experiências adicionais ao currículo comum do Ensino Médio​.  Por meio de atividades, palestras e oficinas em diversas áreas do conhecimento, de forma engajada e protagonista, os estudantes são o centro do processo de aprendizagem. Essas vivências, que fazem parte do projeto de Orientação Vocacional, auxiliam também os estudantes na escolha de carreira.

Além de contar com o apoio de professores preparados para auxiliar nesse processo, os alunos participam de diversas atividades de orientação vocacional que iniciam na 1º série, quando a escola acompanha o perfil de cada aluno: desempenho, competências e habilidades, comportamentos de estudo, disciplinas em que encontra maior facilidade, assim como as principais dificuldades. Os estudantes também participam de atividades em grupo, que visam aprimorar autoconhecimento, a partir de um inventário de interesses.

E com o objetivo de conhecer o mundo do trabalho, o projeto segue na 2ª série, com atividades exploratórias de currículos de cursos de instituições de ensino superior. Na 3ª série, o trabalho é finalizado com atendimento individualizado do aluno por nossos profissionais especializados em orientação vocacional, contando sempre com informações associadas ao desempenho do estudante. Palestras, visitas monitoradas e avaliação do mercado de trabalho são informações adicionais oferecidas ao longo deste período.

Esse suporte durante os três anos finais da educação escolar proporciona ao estudante um importante espaço para reflexão sobre seu futuro para que sua escolha seja a mais fundamentada possível.

Com um projeto pedagógico que preza pela excelência acadêmica, respeito, autonomia, empatia e responsabilidade, trabalhando individualmente as potencialidades do aluno, o Vértice consolida-se como uma das instituições de educação básica mais bem-conceituadas do País. Mais do que números, os resultados abaixo mostram conquistas, a entrega e dedicação de alunos e professores, sonhos realizados, propósitos… a nossa #forçaamarela.