A alfabetização merece um capítulo à parte, afinal, um dos grandes diferenciais do Vértice é ter uma metodologia própria, criada por nossa diretora e fundadora, Walkiria Gattermayr.
“Como sou linguista de formação, diplomada em Letras, tinha muito conhecimento sobre as ‘encrencas’ da língua portuguesa. Por isso, elaborei um método de alfabetização realmente pensado na criança, de forma lúdica, com famílias silábicas sendo representadas por desenhos, na Cidade das Letras”.
Neste período, as crianças se apropriam então do processo de aprendizagem das famílias silábicas, e são apresentadas à introdução da escrita, que ocorre por meio de atividades que despertam a vontade de ler e escrever de uma forma sistemática e lúdica. Além disso, as aulas estimulam o contato com diversos livros que complementam a alfabetização, levando a criança a interpretar pequenos textos de forma independente.
Assim, a alfabetização, a leitura interpretativa e o hábito de estudo são as pontes e as ferramentas necessárias para que o aluno inicie a próxima etapa da vida escolar, no 2º ano do Ensino Fundamental I.