Em diversas atividades e dinâmicas aqui na escola, adaptadas a cada faixa etária, os alunos encontram um importante espaço para expressar e lidar com suas emoções, exercitar a empatia e desenvolver competências emocionais e sociais que eles usarão por toda a vida.
As turmas do 3º ano, por exemplo, têm trilhado uma jornada riquíssima de autoconhecimento nas aulas de educação socioemocional. Além de jogos em que aprenderam a nomear os sentimentos, fizeram um exercício muito bacana a partir da “Garrafa da Calma”. A proposta é que em momentos de estresse ou nervoso, ao chacoalhem a garrafinha confeccionada por eles, possam ter uma pausa para lembrar de respirar e manter a calma.
O resultado dessa ação é notório no comportamento das crianças em sala de aula. E, atualmente, temos os guardiões da garrafa que auxiliam os professores e já exercitam ajudar os colegas a lidarem com os sentimentos em momentos de adversidade.
Dando continuidade ao processo, os alunos agora fazem leitura do livro O Monstro das Cores, em casa, com seus familiares.