Ao longo do Ensino Fundamental I, o aluno é estimulado a desenvolver a responsabilidade e a autonomia. Nessa fase, os professores utilizam o conteúdo programático para ensinar a criança a adquirir disciplina, hábitos de estudo e de trabalho, o “saber fazer”, sem perder de vista as relações sociais pautadas no respeito, empatia e colaboração mútua.

Com acolhimento, afetividade e uma atuação muito próxima, o setor de Orientação Educacional tem um papel fundamental nesse processo. As orientações, as atividades direcionadas e o suporte individualizado possibilitam que o aluno aprenda a organizar seus materiais, como cadernos e mochila, resolver problemas e administrar seu tempo e agenda. Esse trabalho é realizado em parceria com as famílias e professores, baseado em estratégias que consideram a individualidade das crianças.

Essas competências e habilidades permitirão ao aluno assumir o protagonismo no processo de aprendizagem em toda a sua trajetória acadêmica.

O dia a dia do aluno do Fundamental 1 no Vértice é composto por inúmeras vivências pedagógicas, que englobam as disciplinas comuns do currículo, e outros campos de experiência, como Artes, imersão em Inglês, Música, Culinária, Educação Socioemocional, Contação de História, Produção Textual, Criação Artesanal, Expressividade, Tecnologia e Oficinas.

Esse amplo repertório de atividades, associado ao uso de ferramentas multimídia, abre um espaço para o pleno desenvolvimento do aluno e de suas potencialidades, de forma que se sinta engajado e motivado a aprender e criar. É o que acontece, por exemplo, nas aulas de Oficina, nas quais os conceitos trabalhados em sala de aula ganham um novo dinamismo, como quiz, desafios e gincanas de conhecimento, que aprimoram também o trabalho em grupo.

Em Contação de Histórias e Expressividade, assim como Música e Artes, as crianças estruturam a oralidade, interpretação, criatividade, noção corporal, repertório artístico e experimentam diversas linguagens de expressão.

Na área de Tecnologia, são introduzidas noções de lógica, programação, cuidados e ética nos meios digitais. Além do uso de recursos tecnológicos, há diversas atividades maker, em que os alunos conhecem ferramentas, componentes elétricos e eletrônicos, exploram materiais e constroem pequenos artefatos, que os auxiliam na compreensão de princípios físicos, científicos e de lógica.

Dentro e fora de aula, todas essas vivências acontecem em um espaço físico projetado para estimular a curiosidade, a autonomia e o dinamismo das crianças. Esse projeto arquitetônico do Fundamental 1 foi inaugurado em 2019, em linha com as novas demandas de um mundo em conexão, sem barreiras para a criatividade e a interconectividade. Espaço maker, sala multicultural, salas de aula modulares, quadra poliesportiva, entre outros ambientes, compõem um universo de possibilidades.

Os projetos interdisciplinares, que conectam saberes e áreas, permitem que os alunos trilhem caminhos de uma aprendizagem significativa, por meio da resolução de problemas, de reflexões sobre temas de relevância e do diálogo com todo o conteúdo programático. O professor coordena todo esse processo, sendo um facilitador da construção de conhecimento e da aquisição de habilidades.

As iniciativas transitam por temáticas como educação ambiental e sustentabilidade, intercâmbio cultural, cidadania, perspectivas de futuro, economia criativa, educação financeira, empreendedorismo, entre outros aspectos de aprofundamento pedagógico e socioemocional.

Nesses projetos, o trabalho coletivo ressalta a importância do respeito às opiniões diversas, do espírito colaborativo, da necessidade de organização e estabelecimento de metas e tarefas de cada integrante. A avaliação final é feita pelo professor, que acompanhou todo o processo de elaboração, e também pelos próprios alunos que, por meio da autocrítica, avaliam seu desempenho como grupo e individualmente. Essa dinâmica estimula a discussão, a reflexão e o senso de responsabilidade, que serão de total importância na próxima etapa da trajetória escolar, o Fundamental 2.