No Ensino Fundamental 2, o processo educacional ganha novos contornos, com desafios mais complexos, um currículo interdisciplinar variado, com atividades em diversos campos e aprofundamento do conteúdo pedagógico.

O aluno é estimulado, dentro e fora da sala de aula, a praticar a cidadania, aprimorar o pensamento crítico e a reflexão, na resolução de problemas reais, em sua relação com mundo e com si próprio, na construção individual e coletiva de conhecimento e na experimentação. É nessa etapa que ele amplia significativamente seu repertório de vivências, a responsabilidade e a necessidade de organizar seu tempo. Nesse processo, o setor de Orientação Educacional (OE) tem papel fundamental para garantir um ambiente saudável, positivo e acolhedor, propício ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional de cada um.

É também a equipe de OE que acompanha o aluno de uma forma individualizada, auxiliando-o a superar suas dificuldades no processo ensino-aprendizagem, com a criação de rotinas específicas de estudo, planejamento, organização e disciplina, hábitos e competências indispensáveis que o ajudarão a atingir objetivos em qualquer área da vida.

Plantões, grupos de estudo e atendimentos para reforço também compõem esse suporte integrado, que visa o melhor aproveitamento acadêmico possível.

Em linha com sua proposta de formação integral, o Vértice insere, a partir do 6º ano, novas vivências no currículo regular e uma maior convergência das disciplinas (tantos as tradicionais quanto as diversificadas), preparando o aluno para a vida. Alguns destaques:

Orientação Educacional: além do atendimento individualizado de orientação de estudo, os alunos têm aulas quinzenais sobre temas comportamentais importantes, como respeito, empatia, mediação de conflitos, convivência saudável, responsabilidade, entre outros.

Educação Socioemocional: também quinzenalmente, os alunos participam de atividades e dinâmicas que trabalham os sentimentos, anseios, questões e angústias pertinentes a essa fase tão importante de transição da infância para a adolescência. É um espaço de muita troca e reflexão sobre si mesmo e o mundo.

Inglês: com duas aulas por semana, o programa de inglês tem como foco a compreensão, a audição e o vocabulário, com metodologias aliadas a ferramentas multimídia, favorecendo um aprendizado prático. Os professores também organizam dinâmicas em grupos menores para um acompanhamento mais próximo e assertivo. Os alunos têm ainda a possibilidade de aplicar o idioma – na escrita e na oratória – em projetos interdisciplinares internacionais, que têm o inglês como língua principal. Tradicionalmente, nossos alunos se destacam muito nessas competições.

Tecnologia: a partir de reflexões sobre ética e responsabilidade, os alunos desenvolvem, no laboratório VérticeTEC, projetos em diversas linguagens, produzem conteúdo e utilizam recursos tecnológicos em outras áreas do conhecimento. No LabMaker acontecem, também dentro da grade curricular, oficinas de programação, robótica e criação de protótipos, utilizando impressora 3D, cortadora a laser, ferramentas elétricas e manuais, programas específicos para modelagem e outros materiais.

Artes: envolvendo diversas linguagens artísticas e culturais, os alunos trabalham a expressividade e a criatividade, construindo narrativas e produções individuais e coletivas. O Vértice enxerga a Arte como uma importante ferramenta de desenvolvimento humano.

Cotidiano: aulas analíticas sobre temas locais e globais da atualidade, a partir de conceitos das disciplinas de Geografia e História. Um espaço para aprofundamento das discussões e debates em grupo.

Educação Financeira: alunos aprendem, na teoria e na prática, noções de finanças, mercado financeiro, investimento, empreendedorismo e bolsa de valores, para que tenham instrumentos técnicos e éticos para administrar, planejar e relacionar-se positivamente com dinheiro e consumo.

Nos projetos das disciplinas curriculares ou em experiências eletivas, os alunos são desafiados a articular ideias, buscar soluções de problemas reais e trilhar caminhos baseados em sua capacidade de comunicação, espírito investigativo e colaborativo, pesquisas e experimentação. Com temas e propostas transversais, as atividades colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem e de seu desenvolvimento:

Iniciativas e projetos